segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Os Cupins Subterrâneos

Vocês conhecem o Murphy? Aquele cara que não tinha mais nada pra fazer então resolveu criar uma lei que acaba com qualquer planejamento e com a alegria dos desavisados.
O simpático Sr Murphy adora ser lembrado nas horas mais impróprias.
Garanto que cada cupim deve ter um manual com a Lei de Murphy ao lado de sua cama.

Não sei se os cupins já estavam no terreno, se vieram em um dos caminhões de aterro ou se simplesmente estavam entediados e resolveram se mudar pra nossa casa.
O fato é que eles encontraram um ambiente perfeito com a umidade nas paredes, já que cupins adoram ambientes úmidos.
Mas, vamos contar do início:

Durante o tempo que estávamos instalando as portas internas, passamos a "acampar" na obra nos fins de semana. Munidos de um colchão de ar, algumas roupas e tralhas, fazíamos alguns progressos nas portas.
Durante a etapa da pintura, sempre que dava, continuávamos nesse ritmo, dormindo do sábado pra domingo.
Já estávamos de saco cheio e decididos a mudar, mesmo com a pintura incompleta e com os problemas de umidade.

Num sábado, ao chegar no quarto, vimos umas poeiras embaixo de uma das tomadas.
Olhando melhor não era poeira, eram cupins. Vários, dezenas, centenas deles caidos no chão, uns vivos, outros nem tanto.
Não tenho foto dessa cena horrorosa, garanto que a última coisa que desejava era registrar esse momento.

Compramos uma lata de Jimo cupim e aplicamos na tomada. Limpamos o chão varrendo todos os cupins.

Na manhã seguinte, não só tinha a mesma (ou maior) quantidade de cupins, como alguns andaram durante a noite e passaram a vasculhar nossas coisas.

Até aí eu estava só assustada, na minha cabeça : Cupim = madeira
Como não tinha madeira ali (só as portas que estávamos instalando), não achei que teria algum problema

Foi quando eu vi o interruptor da sala:
 Essa foto é atual, no dia só tinham vários buraquinhos de onde saiam vários $%#$%#$%# cupins. Os buracos estão maiores porque a empresa de descupinização catucou os buracos e deu pra ver como estava por trás.

Depois de ver cupins brotando da parede, eu entrei em desespero, e quase endoidei quando fui procurar na internet sobre isso.
Descobri que existem basicamente dois tipos de cupins:
Cupins de madeira - comem madeira, ao retirar toda a madeira infestada ele morre de fome
Cupins subterrâneos - comem madeira, mas caso acabe a madeira não tem problema, ele cava túneis por dentro de cimento, concreto, qualquer coisa que esteja pela frente e vai pro subterrâneo, onde faz seu ninho e  se espalha procurando mais madeira. Existem casos que ele cava tantos túneis que afeta a estrutura de prédios, podem destruir seus alicerces, como podem cismar de roer seus conduítes, seus fios elétricos, ou qualquer outra coisa com requintes de tortura.

Adivinha qual tipo de cupim tinha na minha casa??
Claro! O melhor tipo de todos: O ultra-super-mega-cupim subterrâneo Ahhhh!

Então... Uma semana antes de nos mudarmos foi feita uma barreira química em volta da casa, essa barreira é feita furando a cada 50cm um buraco no chão e aplicado litros de veneno em toda a volta da casa. Além disso foi aplicado em cada conduíte (tomada, interruptores, etc)  um veneno em pó, e foi borrifado veneno em todas as portas e caixonetes de madeira e em todo o madeiramento do telhado.

O serviço tinha garantia de 2 anos e toda a vez que reaparecesse cupins em algum lugar era só ligar que eles iriam colocar mais veneno. Fizemos isso durante um ano, aparecia aqui ou ali, botavam veneno e eles sumiam durante um tempo.

Foi quando começamos a ficar preocupados... a casa é grande, o que me garante que não fizemos uma barreira química que estava cercando os cupins? Ao invés de cercar a casa contra os cupins, acho que estávamos cercando eles dentro da casa.
Ao colocar veneno num lugar eles só se moviam pra outro

Foi quando eu descobri que existe um sistema chamado Sentricon.
Eles não usam veneno. Usam o sistema de iscas.
Primeiro instalam em volta da casa toda as estações com as iscas.
As iscas são pedaços de madeira bem macios (pinus provavelmente).
De 15 em 15 dias eles vão verificar todas as estações e nas estações que tenham cupins, eles movem cuidadosamente os cupins pra outra isca, essa isca com hormônio, parece um rolo de papel fino.
A partir daí, continuam acompanhando, quando os cupins comem todo o papel com hormônio, eles colocam outro.
E pra quê esse hormônio???
Os cupins quando crescem trocam de casca (exoesqueleto) esse hormônio faz com que essa casca fique dura e ele morre, pois cresce e não consegue romper a casca.
Fiquei imaginando a cena: Seria como usar uma calça jeans (sem strech) do mesmo tamanho de quando você tinha 15 anos hehehehe
Isso cupins! Explodam! (agora podem me chamar de malvada)

Olha uma estação nessa foto. Atualmente essa de número 19 é que tem cupins ativos, comendo hormônio.


Além das iscas terrestres, eles instalaram iscas aéreas. Elas servem quando tem foco ativo de cupins antes mesmo de colocar as iscas. Temos uma na frente da casa, presa na parede, que tem cupins ativos também :) E outra dentro do armário do banheiro amarelo, logo o armário que eu mesma fiz :(

Com isso tudo descobri várias coisas:
- Cupins são sensíveis, ao trocar as iscas, se algum deles morrer... Ferrou! Quem morreu solta um hormônio que avisa perigo e todos os outros se mudam para comer a sua casa em outro ponto. Vai ter hormônio assim lá na esquina, imagina a rainha cupim de TPM!

- Cupins fazem barulho ao comer, se você chegar com o ouvido bem perto ouve eles mastigando a madeira. Será que não tem educação esses minúsculos destruidores?

- Quando vão trocar as iscas e tem cupim ativo eles fazem barulho, diferente do barulho de mastigar. Segundo a técnica que estava lá em casa, eles batem os ferrões fazendo barulho, como se estivessem nervosos. Quem tem de estar nervosa sou eu!

- Quando você chegar num ponto que o orçamento da obra estiver bem apertado. Levante as mãos pro céu e repita: "Que bom que não tem cupins!"

PS: Queria colocar fotos das iscas por dentro, mas tenho de aguardar a próxima visita da equipe. Quando tiver fotos eu atualizo o post.
EDITADO: Os cupins finalmente morreram! Olhem esse post: http://falomelhordoqueescrevo.blogspot.com/2011/03/novidade-boa-os-cupins-parte-ii.html

17 comentários :

  1. Menina o que é isso...fiquei ate com medo....rsrs...mnha casa é toda rustica tem madeira em todo canto....rsrsrs....boa sorteee.....bjkass

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! E péssimos hóspedes nós temos! 'Morrããããão'!

    ResponderExcluir
  3. nossa q problemao essas visitas estao te causando heim.... muito bom o post nao sabia q cupim pudesse causar tanta dor de cabeca...
    boa sorte com essas iscas...bjs

    ResponderExcluir
  4. Marluce, super-hiper-mega obrigada pelas dicas!! Na obra, que eu saiba, não tem cupim, mas tem na árvore da calçada!!! Marido verá esse post também!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marluce, acabo de chegar e fiquei abismada com ese tema. Menina, já tinha ouvido falar nesses cupins, mas você acaba de dar uma aula sobre eles.
    Pareabéns pelo blog
    seguindo
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Post muito bom, obrigada por compartilhar essa experiência com a gente. Minha casinha também está infestada de cupins do subterrâneo... e o pior é que ela é toda de madeira. Meu marido está tentando envenenar eles e eu estou na torcida.

    abraços e boa sorte.
    Claudinha

    ResponderExcluir
  7. Marluce, marido leu seu post e vai pesquisar sobre isso. Descobrimos cupins na árvore ao lado da lavanderia!! Coloquei no meu post de hoje um link para cá e também pedi que quem souber de algo eficaz contra os benditos, que compartilhe conosco. Bjs

    ResponderExcluir
  8. MARLUCE,
    SOU SUA MAIS NOVA SEGUIDORA.
    EXCELENTE POST!!!!!!
    MUITOPRAZER!
    SOU SONIA DE SÁ do blog:
    quartosdebebebysoniadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Marluce!
    Cheguei aqui através do post da Monica Suner...fiquei de bobeira com esse assunto de cupins! Ninguém merece uma praga dessas!
    Interessante esse novo sistema Sentricon. Espero nunca precisar dele!
    Parabéns pelo seu post!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  10. To bege!! Não acredito... Fiquei preocupadíssima com isso agora. Nunca tinha pensado no poder destruidor dos cupins... Boa sorte.... Bjs

    ResponderExcluir
  11. Flor que a azar do caramba heim
    Cupins??? Como se o strese so da obra não fosse suficiente né?!

    Boa sorte e boa semaninha

    ResponderExcluir
  12. Estou pasma, eu tenho uma porta com cupim....já vou cuidar rapidinho disso, com todo este alerta e toques Marluce, vamos a luta....morrammm....bjks...Gil...post ótimo

    ResponderExcluir
  13. Ai, bem vinda ao meu mundo. Cupim é o que não falta na minha casinha de Férias.
    Sucesso na sua luta contra eles.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Cara Marluce
    Onde moro sabidamente há cumpim, pois no forro de madeira da entrada do prédio já vimos a conhecida ação deles. É um problema sério se livrar deles pois muitas vezes seus ninhos se encontram em árvores/casas velhas da vizinhaça. Eu sabia que eles também atacavam alvenaria "de ouvido". Pois é.... de mutio tempo os muros de alvenaria do prédio apresentam "túneis" cavados pelos cupins. Quando disse isso ao síndico ele riu da minha cara, como quem diz "esse cara é maluco". Graças a deus tu estás aí para provas com fotos que eu não enlouqueci ainda, hehehe..good lucky skywalker!

    ResponderExcluir
  15. Marluce
    Essa foi a melhor resposta que obtive para acabar com os cupins, obrigado por compartilhar sua experiência pois li varios artigos e vc conseguiu passar de maneira simples e eficaz.
    Abraço

    Marli

    ResponderExcluir
  16. Triste em ler isso, porque parece ser o problema q tenho em casa. Vou procurar essa questão das iscas.

    ResponderExcluir
  17. Triste em ler isso, porque parece ser o problema q tenho em casa. Vou procurar essa questão das iscas.

    ResponderExcluir

Gostou do post, ele foi útil, tem alguma crítica construtiva ou quer deixar sua opinião?
Por favor deixe um comentário, ficarei muito feliz :)